As vezes sentimos que caímos de paraquedas num lugar, não é mesmo? As amizades quando moramos fora podem ser um ponto forte nesse processo num país com cultura diferente, idioma diferente, pessoas diferentes, gostos diferentes.
Ao nos vermos nessa situação ficamos com a sensação de “ilha”, isolado, sem ninguém por perto. É um tendência que pode existir e que pode ser perigosa para nossa saúde mental.
Aquela sensação de não nos esquadrar naquele “grupinho” ou de sermos a zebra colorida. Por diversos motivos como o idioma que não fala tão bem e ainda têm dificuldade, sotaque diferente que te bloqueia ao tentar se comunicar, e até mesmo a timidez.
E, por esses motivos e outros vêm a dificuldade em ter amizades e conhecer pessoas novas.
Ficamos com o pé atrás em abrir e boca e dizer um simples OI.
Mas, vêm aquela história do: preciso me comunicar. Nasce então, a necessidade de falar, principalmente num país novo onde muitas vezes é preciso de informações novas, que você desconhece, de ajuda.
ABRA SE PARA NOVAS AMIZADES
Hoje, num mundo de redes sociais acredito que fique mais “fácil” encontrar pessoas que morem na mesma cidade. Ou na escola, na faculdade ou no trabalho e que também estejam no mesmo “barco” que você. Pessoas que também estejam imigrando, trabalhando ou estudando no exterior, etc. E, que podem te ajudar de alguma forma.
Ajudar com uma simples conversa no café, conversar sobre o clima e a comida local.
AJUDA COM ADAPTAÇÃO
Estar com pessoas e se abrir a amizades ajudam ao processo de adaptação e fazem esse período ser menos dolorido e mais fácil de viver.
NO SEU TEMPO
Cada pessoa tem um tempo, e você deve caminhar no seu tempo pra começar a se envolver com outras pessoas e desenvolver um circulo de amigos.
E OS AMIGOS ANTIGOS?
Deixamos um circulo de anos e anos na nossa terra natal, com pessoas que nos conhecem desde que aprendemos a ler e a escrever. Ou, antes disso! Pessoas que nos conhecem há muito tempo. E, não serão substituídas. Terão o seu lugar. A internet pode nos favorecer, onde é possível enviar mensagens, fotos e falar por videochamada.
Mesmo longe, com tanta diferença é possível manter o afeto e o cuidado presente.
VAI LÁ FALAR…
Sei que começar um circulo de amizades novo pode parecer cansativo muitas vezes, porque já estávamos habituados ou acomodados com o que tínhamos antes.
Mas, agora num lar novo, num país novo, novos relacionamentos surgirão, bem como as risadas e aprendizados que terão juntos.
Com calma, respeitando as diferenças e as culturas que existem bons fluidos virão.
Nas fotos são amigas que cultivei no intercâmbio e que desde então mantenho!!
E-book – O que te move?